Introdução À Ecologia para a Área biomédica (UFRGS BIO 11418, 2 Cr)

1º e 2º Semestre de cada ano: 50-65 vagas de Enfermagem, Biomedicina e Fisioterapia

Esta disciplina aborda assuntos de ecologia e evolução relevantes para as ciências da saúde e revisa tópicos das ciências da saúde que beneficiam particularmente de uma perspectiva ecológica e evolutiva. O programa abre com uma revisão de ecologia que vai desde a origem da vida até às interações entre seres vivos e o ambiente físico, passando pela distribuição espacial dos climas da terra. O bloco de Medicina Evolutiva enfatiza as ideias de desajuste à modernidade, conflitos evolutivos na reprodução humana, evolução da resistência a antibióticos e evolução da virulência e capacidade de transmissão de patógenos. 

Biologia de populações (UFRGS BIO 11028 4 Cr)

1º Semestre de anos ímpares: 20 vagas para Biologia

Combinando uma visão ecológica e evolutiva da dinâmica populacional, o plano desta disciplina é ancorado em um modelo nulo de crescimento exponencial e se desenvolve através de levantamento de premissas do modelo. A primeira metade da disciplina levantará premissas de ausência de variação em parâmetros demográficos, apresentando e discutindo conceitos de demografia, interação entre espécies, estocasticidade e estrutura etária. A segunda metade levantará a premissa de que todos os indivíduos são iguais, introduzindo as consequências evolutivas da diversidade genética através de conceitos de genética de populações e genética quantitativa.

ecologia I (UFRGS BIO 11030 4 Cr)

1º e 2º Semestre de cada ano: 50-60 vagas para Biologia

Disciplina introdutória de Ecologia para estudantes do primeiro ano do curso de Biologia, combina conhecimentos de genética, biologia evolutiva, ecologia de ecossistemas e dinâmica de populações para oferecer uma visão integrada de como as interações entre genótipo, fenótipo e ambiente, explicam a variedade, abundância e distribuição de organismos na natureza. O conteúdo abre com princípios básicos de ecologia e evolução, e encerra com um conjunto de aulas sobre filosofia da ciência. São considerados três níveis de organização biológica: 1) do gene ao organismo, 2) do organismo à população, e 3) de interação entre populações. Disciplina ministrada em parceria com os Professores Heinrich Hasenack e Renan Maestri.

Todos os trabalhos escritos em ambas as disciplinas serão avaliados pelo conteúdo e pela capacidade de expressão escrita. Os alunos são incentivados a revisar seus textos de acordo com o Cartilha de Estilo e Gramática para a Revisão de Textos Científicos em Português